Sunday, September 1, 2013

QUE SE PASSA COM O CLUBE PORTUGUÊS DE WASHINGTON?


AOS MEMBROS DA COMUNIDADE LUFÓNICA, residentes na área metropolitana de  Washington DC, convido-os a comentarem e a procurarem saber "exactamente" o que se passa com a "triste situação" de uma das agremiações sociais portuguesas mais antigas nesta área...tal como o Clube Português de Washington...embora, por uma questão de logística de espaço e concentração da comunidade, se situe - ainda se situe - em Maryland, a escassos quilómetros de Washington.

Vejamos:
Encontrou-se encerrado durante algumas semanas e encontra-se "semi-encerrado e semi-aberto a meio-gás" só aos fins-de-semana, num ambiente que é uma autêntica "lástima".

Que pena porque, mesmo sem apoio algum governamental...recordo e bem que, quando cheguei aos EUA nos inícios de 1982 - após cerca de 15 anos em África (Guiné-Bissau) imediatamente me fiz membro e, de imediato passei a ser o Secretário do mesmo Clube.

Recordo que, na ocasião, não existia uma "séde própria" e que...qualquer tentativa de angariar fundos, passava por "alugar salões de Igrejas (elas prestam-se para isso...quanto mais não seja) onde se organizavam festas que...com mais ou menos sacrifícos, iam tendo lucros...ao ponto de se acumularem cerca de $150 mil dólares em contas bancárias.

Tudo bem por um lado, mas... tudo mal por outro porque...era preciso ir mais além, na procura de se ter um local de encontro, de acordo as anseios de da maioria da comunidade. Foi isso que se fez - não por minha iniciativa, há que o dizer...embora apoiá-se a decisão, na ocasião - comprando-se por trespasse um recinto onde, apropriado ou não (não é, quanto a mim) para o efeito.

Com mais ou menos dificuldade, esteve em funcionamento até recentemente e, agora, quase do dia para a noite, ficou "ensombrado” com um futuro muito duvidoso...com a possibilidade de acabar por encerrar difinitivamente...com prejuizo de "milhares de dólares"!!!

Neste ponto, na qualidade de correspondente do jornal lusoamericano de Nova Jersey, creio que não seria descabido da minha parte procurar aprofundar mais e melhor o que se passa...mas, conhecendo como conheço a comunididade, nessa qualidade, não me quero envolver no assunto.
Mas...como cidadão...membro da mesma comunidade, não só me atrevo a procurar saber como convido todos os outros membros da comunidade a procurar saber o mesmo.



QUE SE PASSA?

O-QUE-SE-PASSOU-PARA-SE-PASSAR-O-QUE-SE-PASSA?

ONDE ESTÃO OS RESPONSÁVEIS QUE GERIRAM O LOCAL ATÉ ENTÃO!

EM QUE SITUAÇÃO FICARAM AS CONTAS?

 

Por outro lado...
1) - Onde estão os "senhores endinheirados" que...juldando-se donos do local, expandiam as suas exibiçoes de arrogância - quantas vezes inapropriadas - numa atitude de nariz arrebitado?

2) Onde estão aqueles indivíduos de "gripa alta e lingua suja" que...quantas e quantas vezes, afugentavam clientela mais cicvilizada que "eles mesmo"..., servindo-se do local para fazer daquilo "um tubo de escape" para as suas explosões de toda a espécie de "impropérios" que, na sua própria casa, não se atreveriam a proferir?

3) - Onde estão todas aqueles endinheirados que...enquanto a hora do jantar não chegava, para ali vinham a "espaireser-se"... a fazer tempo para chegar a casa e...dizer ´"á madame” que..." VIM AGORA MESMO DO TRABALHO?

Bem, estas pergunas não irão resolver o problema do clube, tal com me parece que está agora.

Mas...ao mesmo tempo, segundo informação "lateral" o impasse deve-se á falta de apresentação de contas em dia, pela direcção anterior. Segundo me foi afirmado, existe uma falha de várias dezenas de dólares e, seja ou não seja um facto, o certo é que é da responsabildade de todos nós – membros da comunidade - procurar saber a verdade.

Por mim, como cidadão activo, aqui faço a minha parte.

Cada qual, que faça a sua!!!

No comments:

Post a Comment