Saturday, August 31, 2013

"MEIO-TOSTÃO OU TAMPA"?

Prezados leitores:
Aqui, no ponto "cardeal" onde me encontro...após ver o Sporting-Benfica através do computador (?) - www.firstrowsports.eu - porque... infelizmente a nossa RTP só transmite em directo 1 jogo por semana e, os outros canais como SIC etc.,etc., não têm os direitos de transmissão para este lado do "Rio Grande" (Atlântico)...pensando pensei em pensar...se valerá apenas "sonhar" antes de tempo!!!

Contudo, não pensando muito mais, comecei a recordar que, quando mais novo - oooooooh....muito mais novo..., um dia pensei em me meter "debaixo do comboio...depois dele ter passado". Na ocasião, andava eu...não sei se "bem-aborrecido" ou se "mal-humorado"...só e somente, porque uma garota da minha aldeia me tinha dado "meio-tostão" que...para que saibam...lá na minha aldeia onde vi pela 1ª vez na vida a luz do Sol...este "meio tostão" nada tinha nem tem a ver com a "metade" de um "tostão" - unidade mais pequena - espécie de 10 centavo de hoje, sejam ele centavos de que moeda for - do escudo, naquele tempo dele!!!


RECORDAM-SE?

Mas, continuando... e, traduzindo do português para...pois.. para português da minha aldeia que, por respeito a ela e... por respeito por todas as "garotas" de então... (do meu tempo, bem como das de agora porque, garôtas são garôtas) era o que queria dizer e que, traduzindo, o "meio-tostão" de que falo, embora monetáriamente até poderia ser considerado como tendo um valor mais que miserável, o certo era e foi que...o "significado" de receber "meio-tostão" de uma garota lá na minha aldeia...representava muito para o "coração" de um "homem" (?) rapaz ou garoto...mesmo que - na ocasião - ainda pudesse usar "bibe".

Francamente já não me lembro se usava ou não usava "bibe" quando isto sucedeu e, francamente, nem me quero "lembrar" porque, relembrando, lembro-me que, quando eu usava "bibe"... o mesmo tinha uma "racha" atrás e uma "racha" á frente....coisa que, no início, a ideia da "racha" atrás e da "racha" á frente até nem me apercibia bem qual era o "objectivo" mas, com o tempo...depois de algum uso de emergência, não sei se os leitores estão a alcançar o "ponto bastante inteligente" do "designer" de tal coisa. 


Estão...não estão?. EU sabia que sim mas, por sim por não...deixem-me explicar melhor qual era e foi a ideia.

1) - É que, a maioria das famílias cujos garotos usavam "bibe" com "racha" atrás e "racha" á frente, eram muito pobres. A minha pelo menos era.


2) - Como tal, os membros mais velhos da família, saíam logo pela manhã cedo, "serra cima ou ladeira abaixo", naazáfama diária - incuindo os Domingos - de irem cultivar 
as terras de "amanho" que amanhavam...fossem elas .- as terras - de propriedade própria ou arrendadas, como eram as da minha famíla.

3) - Assim, os garotos mais pequens da família - incluindo eu - ficavam por ali ao "deus-dará" para que, consoante as circunstâncias da refeição anterior (nada cá de almoço, ceia ou jantar...mas sim alguma fruta roubada lá nos quintais dos visinhos, como uvas ameixas, quantas vezes já com calda, meias verdes, e quantas vezes quentes até...receita ideal para uma "caganeira" ou diarreia, para mais "fino" mas...cujo efeito era o mesmo) 
.ou com a ajuda de uma vizinha que nos dava uma "côdea de pão"... ou por iniciativa própria, procura-va-se  sobreviver e ficar vivos, até á chegada dos membros mais velhos da família...lá para a tarde. Quanto mais tarde fosse melhor...para que, o trabalho agrícola fosse adiantado, antes das chuvas.

Sim..antes das chuvas porque a ideia, era aproveitar a "água grátis" que vem lá de cima não sei de onde...mas que vem lá de cima vem...para os produtos já semeados 
e enterrados na terra "agrícola"  pudessem "germinar" e "brotar" grêlo (eeeeeh...não o "grêlo pévico femenino" mas... o outro, espécie de espiga) para uma colheita saudável e com fartura.

4) - Falando a verdade, na ocasião, eu nunca me preocupei muito com o "raio das rachas". Nem com a da frente, nem com a detrás...embora...por instinto "masculino" tentava sempre estar mais "a pau" com a "racha" do lado de trás, até porque era a
 que era a mais usada nas "descargas" mais que naturais previstas pelo (ou pela?) "designer". 

5) - De facto, quando me apercebi da "utilidade" das duas "rachas"...
cada qual com a sua importância estratégica...automáticamente passei a admirar a  ineteligência demonstrada pelo e pela "designer" que, mesmo não sabendo ler, se saíu com algo tão útil e prático - principalmente pela "racha" de trás porque, pela da frente...se bem que "util também na intençãoo facto foi que, a utilidade e a facilidade de uso da "racha de trás, era algo de admirar. Aquilo era só a gente "agachar-se atrás de uma árvore"...e toca a descarregar. 

Quanto á da frente, se bem que, como já disse, bastante útil também...o certo foi que, pelo que me aconteceu um dia..."ooooh raio"..que aflição a minha!!!

Melhor explicar...
Foi aqui, numa destas tardes que eu...recordando-me da famíla, recordei que...por causa da "racha" da frente...eu me vi bastante aflito quando...VEJAM SÓ...a "puta" de uma abelha "descobriu" algo dependurado a sair pela "racha da frente".

Bem, se tivesse sido só o ela ter descoberto o que decobriu..."
vá-lá-que-não-vá"Mas não! A "puta da abelha"...achou estranho "tal objecto" - espécie de uma polegada ou menos (na ocasião, porque hoje já não, embora para lá caminhe) de "linguíça crua" - estar ali naquele local dependurada a "abanar" consoante os movimentos que eu fazia - a fazer o quê, agora não vou dizer - e, de repente, decide "provar" a linguíça,
"ferrando o ferrão" na mesma!!! 

Ooooh raio...que ainda hoje me arrepio todo de dores...somente de me lembrar disso - ou daquilo - que aconteceu na ocasão.

Com tudo isto...isto até nem seria nada de especial se...como ia dizendo umas quantas linhas mais atrás, porque o que por acaso interessa para o que quero dizer...
usando ou não usando "bibe", o efeito ou o impacto "do meio-tostão" (nem sei se hei-de dizer "recebido de uma garôta" ou se hei-de dizer "dado por uma garôta") mesmo sendo uma "meia-unidade-monetária" de então...o certo é que fazia e fez um impacto bem profundo...nos sentimentos amorosos do "atingido". Neste caso eeeeeeu!!!

Mas...até peço desculpa aos leitores porque, conforme já se deram conta com isto tudo... ainda não se fez a tradução do "meio-tostão" - idioma da minha aldeia - para o "idioma" em vigor nas aldeias cuircundantes e, quiçá, noutros locais onde "o meio-tostão"de que falo, 
não fosse "moeda oficial".

Em resumo... "este meio-tostão ou esta meia-moeada" de que falo - .que "tão.pouco" era "moeda ofical" da minha aldeia - significava nem mais nem menos uma "tampa" (outra palavra que também necessita de tradução também mas, atendendo a que eu não tenho licença de tradutor, não vou traduzir o significado agora) que, o mesmo será dizer...que se recusou a "dançar" comigo!!!

Eu que...modésia á parte, até era "então" um "bom rapazinho" quase pronto para entrar para um seminário, conforme já fiz constar nalgum lado antes. E, por falar 
nisto - do seminário - ocorre-me perguntar á tal garôta (se ela pudesse ler isto) se foi por isso que me deu "sem-dar-nada" o "meio-tostão". Raios a deixem...(com o devido respeito) se eu até andava "embicado por ela".

O que sucedeu foi que, lá, no largo da praça...(sempre o mesmo, embora haja outros largos na minha aldeia...mas...ali, até parece que tem "himen" 
 ou interesses secundários) era onde se realizavam "bailaricos" para grandes, médios e pequenos. Claro...para os pobres bem pobres e para os pobres menos tal porque...ricos, não me lembro de algum dia ou alguma noite, lá ver algum.

Que é isso de se misturarem com "o pagode"? Até lhes ficava mal!!!

Mas, como ia dizendo...foi ali que, eu, armado em "conquistador de corações" desafiei um amigo... dizendo..."Eh pá...vamos ali "tirar" (outra palavra que necessita de tradução, pelo significado e nada mais porque, "tirar é tirar") aquelas duas? - referindo-me, claro está, á que me "deu...sem-dar-nada" o "meio-tostão" de que falo e, uma outra que o outro também trazia "debaixo d'olho"

Obviamente, "aquelas duas" era isso mesmo. Duas garôtas...das quais...uma delas - não sei se a da direita se a da esquerda (política á parte) era e foi aquela que meu deu o "meio-tostão-tampa"...que, finalmente traduzindo, significa que se recusou a dançar comigo...como se eu "tivesse" alguma doença que se pegasse.

Sim... tinha uma doença...mas não que se pegasse a ninguém! Era uma doença de "coração"... de amores por ela!!! Raios a deixem!

Bem...espero que não me levem a mal mas...cá eu, quando o Sporting "empata" com o Benfica...depois de uma época tão trágica com a do ano passado...sou só recordações do passado e, por isso, fico muito sentimental ao ponto da minha mulher me ter trazido agora mesmo (ontem) uma canjinha acabadinha de fazer...com limão espremido e um pouquinho de "jalapeño". Mais até para acabr de tomar o resto do tintinho.


Tenho uma mulher "santa" que se preocupa comigo e que, não me deu "meio-tostão" mas dá-me uma canjinha!!! Abençoada ela...que até é por isso que eu  "NÃO A QUERO DEIXAR VIÚVA". 

Por acaso...até mudei de "ecrã" do computador, para que ela não "visse" o que eu tinha acabado mesmo de escrever, sobre a do "meio-tostão" e sobre o demais. Há que evitar conflitos desnecessários. Assim fiz e, como a canjinha até estava boa...vou repetir agora mesmo. Até uma próxima. 
Boa sorte.

No comments:

Post a Comment