Sunday, July 21, 2013

COMER MAIS OU VIVER MAIS?

Prezados leitores: 

Toda a gente sabe que, por vezes (ou muitas das vezes), quando se almoça ou janta, há uma tendência para se colocar no "prato" uma quantidade de comida maior que, efectivamente se necessita. Principalmente quando o sistema á disposição é um bufete, recheado de várias e apetitosas iguarias.

Também toda a gente sabe, ou se não sabe deveria saber, aquele velho ditado... que diz..."Tens os olhos maiores que a barriga"...significando que, quando se coloca uma grande de alimentos no prato, nem sempre é possível acabar de os comer...ficando "ali no prato", "embutados e desperdiçados"...sem proveito para ninguém! A não ser quando existem "cães" que, por pobres, terão que se sujeitar aos restos de comida dos humanos. (Um tema para outra ocasião, já que, pela boa saúde dos animais, não se lhes deveria dar restos de comida). 

Principalmente...depois de "salpicada com ingredientes" como o sal etc., etc.
  
De facto, segundo estudos de algumas das mais prestigiadas Universidades do Mundo, uma táctica recomendável para se controlar a quantidade de alimentos que se comem, sugere que...mesmo que o "alimento" seja apetitoso ou do agrado do consumidor, se se quiser "cortar" na quantidade, não é servir uma "grande quantidade e, depois, "deixar" um resto no prato mas, sim, cortar logo no início. Quer dizer que, cortando no início...ajuda "os olhos" a não se dilatrem e a não cobiçarem "aquele pedacinho" que, estaria no prato mesmo a jeito de..."oh, que se lixe" e... záz, acabar-se-á por comer.

Portanto, não colocando damasiada comida no prato, é um dos meios mais recomendáveis, saúdáveis, civilizado e humano até...porque, ao assim fazer, não "embuta" o que fica na caçarola, travessa ou "tabuleiro" do bufete. Lembre-se o leitor que, pelo mundo fora, há muita gente (milhões e milhões de seres humanos) que acorda pela manhã, sem saber o que vão comer ao pequeno almoço, almoço ou jantar. Aliás...não sabem o que vão comer nesse mesmo dia todo...porque para estas pessoas, o termo "pequeno almoço, almoço ou jantar" não existe...pela simples razão que, a pobreza deles é tão grande que não se lhes oferece o "luxo" de terem esse hábito. 


Esta gente, precisa de algo "para sobreviver" o dia-a-dia! 
E não "para viver" o dia-a-dia! "


Portanto, não colocando demasiada comida no prato, não só demonstra que sabe cuidar da sua saúde, como também, demonstra muitos outros predicados positivos em relação aos outros seres humanos, deixando para outros, o que para si mesmo não faz falta, em condições de se poder comer (não embutado). 

Ao mesmo tempo, ao colocar no prato uma quantidde média...se realmente ficar com fome, porque assim foi ou assim é mesmo, o leitor tem a "faca e o queijo na mão", podendo, muito bem, voltar a colocar mais uma porção no prato. 

MAS ATENÇÃO!!! 
SÓ DEVE REPETIR...SE REALMENTE FICAR COM FOME
 E NÃO PORQUE GOSTA DO QUE ESTÁ COMER!

GOSTAR...É UMA TENTAÇÃO!
TER FOME, É UMA NECESSIDADE!

Portanto...após esta 1ª fase de recomendações, passo agora a apresentar um conjunto de "sugestões", científicamente comprovadas, sobre métodos para uma melhor saúde.

Temos:

01- Um copo de sumo de laranja diáriamente, aumenta o "ferro" e repõe a Vitamina C.

02- Salpicar canela no café, ajuda a baixar o colesterol e mantem estávle o nível de açúcar no sangue.

03- Comer pão integral em vez de pão normal, aumenta 4 vezes mais a fibra, 3 vezes mais o zinco e  quase 2 vezes mais o ferro.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo, para aumentar a quantidade de químicos anticancerígenos no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm. Sempre que possível, tentar comer alguns vegetais crús todos os dias. (mais, neste tema, noutro post). 

05- Adotar a regra dos 80%: Servir-se menos 20%, tal com é referido na introdução, acima) da comida que costuma comer, evita transtornos  gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA...reduz em 30% o risco de cancro de pulmão.

07- A teoria do "arco-íris". Comer, DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e
minerais. (Tomate, cenoura, pimento, blocolli, nabo, rabantes, aipo...e muitos outros) 

08- Quando lhe apetecer comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa, tente sempre que seja com molho de tomate. Escolha as pizzas de massa fininha e a macarronada (esparguete, etc..) de centeio. O Licopeno - um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores - é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente. As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças de algum membro da famíla, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória... Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova... Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes . Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir. Uma boa gargalhada é um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa, os anticorpos. 


EM SUMA: RIR...É SAÚDE!!!

AH...AH...AH...AH...AH!
AH....................................AH..........................AH..............................AH!

Já riu? 
Parabéns!

13- Não descascar com antecipação. Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sumos de frutas  têm que ser tomados assim que são preparados. 

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo, ou doenças cardíacas em idade temporã.

15- Desfrutar de uma chávena de chá. O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma chávena diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- Ter um animal de estimação. As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas. Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado, e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado. Não confundir o "dourado" com pescada dourada". o DOURADO, DEVE ESTAR VIVO E NUM TANQUE OXIGENADO. (ria...AGORA!!!)

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche. Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, e outras vantagens são conseguidas atráves de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira . As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar á área reservada a elas, aquela caixa bem embaixo, ou guardar em uma vasilha escura e bem fechada.

19- Comer como um passarinho. A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes, e comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

20- Uma banana por dia quase dispensa o médico. A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas.

21- E, por último, umA mistura de pequenas "dicas" para alongar a vida:

- comer chocolate:
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é
fonte de ferro, magnésio e potássio.

- pensar positivamente:
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas. Além disso, os pessimistas apanham gripes e resfriados mais facilmente, e são menos queridos e mais amargos no seu dia-a-dia

- ser sociável:
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

- conhecer-se a si mesmo: 
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o "ser" sobre o "ter" têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter boa qualidade de vida...

Preocupe-se a sério, quando tem algo para resolver, que realmente pode resolver porque, se efectivamente, não pode resolver, preocupando-se só lhe tráz mais problemas, incluindo problemas de saúde. 

Estar preocupado ou preocupada com algo, causa-lhe mau humor, tensão alta sistema degestivo afectado, tudo uma série de consequancias secundárias. No fim, como resultado. Continua com o problema por resolver e com problemas de saúde (alguns vísíveis e outros escondidos).  

Estas entre muitas outras mais que, periodicamente aqui irão sendo divulgadas.

Até uma próxima

No comments:

Post a Comment