Wednesday, April 10, 2013

EU TENHO VERGONHA! E TU?


Presados leitores!
As linhas abaixo são dirigidas aos ex-combatentes nas guerras das colónias, em África e outros partes, Timor e Macau, se bem que neste último não tivesse havido combates.
 
Começo por um texto "arrepiante" na sua descrição dramática da realidade da vida, descrevendo momentos que muitos dos meus camaradas passaram e viveram.
 
Permitam-me referir que isto de "guerras e suas consequencias, se não houver coragem para constantemente lembrar aos "vindouros", entrará no esquecimento e passará a ser uma "banalidade" que nada diz a muitos daqueles que, afortunadamente ou não, não passaram "por elas"! Sim é bom não haver guerra! Mas...também é bom que os "vindouros" se apercebam e apreciem - respeitando - os sacrifícios que os que predecessores passaram. Que os vindouros não façam "chaloça" quando um dos seus predecessores faz um comentário que lhes possa parecer redículo ou imaginativo.
 
SÓ QUEM PASSA "POR ELAS" É QUE SABE AVALIAR E DESCREVER - MESMO SEM USAR TODA A DRAMATIZAÇÃO - DOS ACONTECIMENTOS REAIS.    
 
O texto seguinte é somente na intenão de passar-a-palavra aos leitores que acaso tivessem estado em África e, aos outros...somente para que saibam. Deste modo, de um dos meus camaradas, aqui vai o texto.
 
"José Vale

 CARO COMPANHEIRO DE ARMAS E COMBATENTE DO ULTRAMAR

 
0.29 CÊNTIMOS POR DIA... É A RECOMPENSA QUE O ESTADO TE DÁ PELO TEU ESFORÇO, PATRIOTISMO, SOFRIMENTO, PENÚRIA, RISCO DE MORTE, DOENÇAS INCURÁVEIS, TERES DE BEBER ÁGUA IMUNDA PARA ENGANAR A SEDE, TERES DE COMER O QUE O MACACO COMIA OU O PRÓPRIO MACACO PARA FINGIRES QUE MATAVAS A FOME, ASSISTIRES À MORTE DE CAMARADAS DESPEDAÇADOS, SOFRERES COM A ANGÚSTIA DOS TEUS PAIS, LAMENTARES O CORAÇÃO DESTROÇADO DA TUA NOIVA OU NAMORADA NUMA SAUDADE INCONSOLÁVEL, ORARES A DEUS PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA MINA ONDE COLOCAVAS UM PÉ, SENTIRES O CORAÇÃO AOS PULOS QUANTO ERAS EMBOSCADO OU QUANDO O TEU QUARTEL ERA BOMBARDEADO, APETECER-TE DISPARAR A G3 CONTRA TI PRÓPRIO PARA FUGIRES AO INFERNO DA GUERRA...

... 0.29 CÊNTIMOS POR DIA É O QUE OS GOVERNANTES DA DEMOCRACIA ACHAM QUE FICAM COM A CONSCIÊNCIA TRANQUILA POR TÃO VIL RECOMPENSA...

A MAIOR E MAIS NOJENTA HUMILHAÇÃO A QUE A NAÇÃO TE SUBMETE...NÃO PERMITAS QUE ISTO PERDURE ENQUANTO TIVERES UM SOPRO DE VIDA.  TENS DE TE CONCENTRAR EM LISBOA , NO DIA 25 DE ABRIL, PARA EXIGIRES O RESPEITO QUE TE ROUBARAM E A DIGNIDADE QUE TE RECUSARAM...

 ...0.29 CÊNTIMOS POR DIA NEM CHEGA A SER UMA ESMOLA...É PURO ESCÁRNIO E CHACOTA POR TI, NOBRE E VALENTE COMBATENTE DO EX-ULTRAMAR PORTUGUÊS!"
Fim do texto:
 
Nota do blogue: -... 0.29 cemtimos por dia... para ti, CAMARADA, enquanto eles enchem o Papo, com carros de "topo-de-gama", chorudos ordenados e mais regalias!

TU, para eles, és um impecilho, um reles-Zé-ninguém, um estorvo inútil que nem para reclamares serves! 

TU incomadas não pelo que fazes ou deixas de fazer mas simplesmente, só e somente, pela tua existência.

TU nunca devirias de teres nascido!
OU POR OUTRA, SIM, DEVIAS DE TERES NASCIDO MAS JÁ COM A IDADE DE "ALINHARES FORÇADAMENTE" para passares o que o José Vale acaba de dizer com toda a ilocuência...porque, naquele tempo tal como agora, quem te obrigou a ir para onde foste, a fazer o que fizeste e passar o que passaste, não tinha e não tema TOMÁTOS PRÓPRIOS para o fazer ele mesmo. L~e a históira. São sempre os mesmos empoleirados, de geração ageração - salvo rara excepção.    
 
Vá lá...salvaste-te de não teres seguido o caminho de muitos dos teus camaradas que deram o sacrefício máximo...pagando com a vida pelos devaneios da política "miope" dos políticos de então.
 
Para os políticos herdeiros da "POLÍTICA MIOPE", TU...CAMARADA, FIZESTE UM ERRO TREMENDO, em teres sobrevido. Em teres tentado salvar algum dos teus camaradas!

Em teres vivido para "roubares" os míseros 0.29 por dia que...com tanto despudor te esmoleiam uma vez ao ano!
 
TU, CAMARADA, devias de ter vergonha de teres nascido no meio da "alcateia" DE HIÉNAS QUE GOVERNAM O TEU E MEU PAÍS!
 
EU TENHO VERGONHA!
E TU?
 

No comments:

Post a Comment